Os servidores públicos da Prefeitura de Sobral, ocupantes de cargos efetivos e temporários, retornam ao trabalho presencial a partir do dia 20 de julho (segunda-feira), das 8h às 17h (com uma hora de intervalo). Esta orientação não altera o horário de funcionamento das atividades que são exercidas em escalas e turnos distintos do horário padrão.

O retorno se dará de forma gradual, a partir de datas estabelecidas no Plano de Retomada dos Órgãos e Entidades Públicas da Prefeitura de Sobral. A depender da situação, poderá ocorrer alterações na realização das fases.

O plano de retomada dos serviços públicos tem como objetivo definir a forma e o tempo do retorno dos serviços nos órgãos e entidades da Prefeitura, de modo a evitar a disseminação do novo coronavírus, a orientar os cuidados e a proteção de todos os servidores e colaboradores que realizam atividades no setor público.

Serão respeitadas as limitações dos funcionários, por isso, o(a) secretário(a) de cada pasta pode conceder o regime de teletrabalho, observando a produtividade e eficiência do servidor, que deve respeitar sua carga horária.

As regras estabelecidas no plano de retomada não se aplicam aos serviços da Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria da Segurança e Cidadania (Sesec) e Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), já que não houve a paralisação de diversas unidades de trabalho nessas secretarias.

A gestão e o cumprimento do plano serão responsabilidades de todos e assegurados por uma estrutura de governança compartilhada entre a Secretaria da Ouvidoria, Gestão e Transparência (Seget) e o órgão/ entidades. Será constituída uma comissão interna em cada órgão/entidade, que terá a responsabilidade de acompanhar e orientar o cumprimento de todos os procedimentos estabelecidos.

As fases de retomada devem respeitar o trabalho em forma de escala com revezamento, com a devida cautela para que nenhum setor fique ausente no horário de expediente (das 8h às 12h e das 13h às 17h):

Transição: será destinada a divulgar e publicar o plano de retomada, além de indicar o comitê gestor e a comissão interna em cada órgão ou entidade
Fase 1: retomada de 50% dos servidores
Fase 2: retomada de 70% dos servidores
Fase 3: retomada de 90% dos servidores
Fase 4: retomada de 100% dos servidores de todas as unidades, considerando a execução plena de todos os serviços da Prefeitura. A exceção se dá aos trabalhos cuja execução seja incompatível com a nova realidade, podendo sofrer alterações em razão da pandemia, conforme avaliação das autoridades sanitárias.

 

Nesta quinta-feira (06/02), foi realizada a palestra “Governança Pública Digital: desafios e oportunidades para os governos e para o cidadão”, no auditório da Prefeitura de Sobral, ministrada por Ariana Falcão da Silva, doutoranda em Administração Pública e coordenadora da Controladoria Geral do Município de Fortaleza.

Para Rochelle Maria Fernandes Marques, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria da Ouvidoria, Gestão e Transparência (Seget), “foi uma tarde muito proveitosa, pois tive a oportunidade de aprender sobre o tema, repassado por uma profissional de imenso saber. Espero tê-la novamente em nosso município”.

O momento foi uma realização da Secretaria da Ouvidoria, Gestão e Transparência (Seget).

A Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria da Ouvidoria, Gestão e Transparência (SEGET), realizou no último sábado (11/05/2019) uma palestra para os motoristas do município. A palestra foi ministrada pelo o Servidor Galdino Bezerra de Araújo Neto (SECJEL), que teve como tema “Procedimentos com os Transportes da Prefeitura Municipal de Sobral”.

Na ocasião, foi apresentado os seguintes tópicos: Condutas que deverão ser adotadas, Manutenção Periódica e Preventiva, Motorista e o meio ambiente, Responsabilidade do motorista, proibições e Direção Defensiva; Além de muito diálogo com os motoristas.

O Gerente da célula de Gestão de Serviços Logísticos, João Jorge Romeiro Martins (SEGET), também participou do encontro, tirando as principais dúvidas dos motoristas e anotando os principais pontos com o diálogo realizado entre os motoristas.

No último dia 20 de agosto, a Ouvidoria na Comunidade esteve presente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Irmã Oswalda, no bairro Alto da Brasília. O objetivo da ação foi divulgar os canais de atendimento, expondo o fluxo das manifestações da Ouvidoria.

Na ocasião, a população teve a oportunidade de conversar com os técnicos da Ouvidoria acerca de suas reclamações. Todas as manifestações foram registradas e encaminhadas para os órgãos responsáveis. 

A Ouvidoria na Comunidade tem como objetivo conhecer de perto as demandas da população, por meio de uma participação social e de ouvidoria ativa.

 

Para aprimorar métodos de prevenção e combate à corrupção, além do monitoramento das despesas públicas, no âmbito do Observatório da Despesa Pública do Ceará (ODP.Ceará), a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, no período de 05 a 09 de novembro de 2018, o curso “Análise de Dados na Prática – nível intermediário” com a participação de servidores da CGE e do ODP.Sobral.

O treinamento apresentou conceitos padrão de técnicas de Mineração de Dados e exemplos de aplicações em casos reais do Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo o coordenador do ODP.Ceará, Marcos Nagaki, a capacitação é de grande importância para a CGE, e em especial para o ODP.Ceará. “Estes conhecimentos irão auxiliar na construção de um ambiente especializado em técnicas avançadas de Mineração de Dados, o que contribui no aprimoramento de métodos de prevenção, de combate à corrupção e de monitoramento das despesas públicas”, ressaltou.

Para o coordenador ODP.Sobral, Reinaldo Duailibe, o curso contribuirá, sobremaneira, com a celeridade e excelência dos trabalhos a serem realizados no ODP.Sobral. “O conhecimento adquirido nesta capacitação maximizará os resultados e minimizará os esforços na condução das atividades de mineração de dados, munindo os gestores de excelente material para as tomadas de decisões. Parabéns à CGE pela brilhante iniciativa. Agradeço em nome do município de Sobral, esta oportunidade ímpar”, afirmou.